O mês de junho é sem dúvidas o mais místico dentre os outros. Tudo está de alguma forma ligado a uma atmosfera de crenças populares que se justificam por meio de "causos" passados de geração para geração. A fogueira, as quadrilhas, as comidas típicas... enfim, tudo acontece por alguma razão. Razão esta que mesmo sem termos total conhecimento acabamos por concretizá-la cumprindo com as tradições.
É bem verdade também que hoje a fogueira pode ser apenas representativa e confeccionada com jornal ou outro material reciclável, em nome da consciência ambiental; as comidas de milho que antes saíam do fogão da vovó agora vêm direto das prateleiras dos supermercados para nossas mesas; e as quadrilhas são dotadas de aparatos que as possibilitam sair do simples "anavantu; anarriê" e deslocar a atenção do público para seus figurinos e suas encenações teatrais dignos da comissão de frente de qualquer escola de samba. No entanto, mesmo sem saber, o anúncio da vinda do precursor de Cristo, o agradecimento pela boa colheita e o culto ao amor e à caridade continuam vivos.
Toda essa festa e seus elementos, desde o início, sempre estiveram ligados à uma devoção divina. Essa comemoração que surgiu como um modo de agradecer pelo sucesso na colheita através da realização de uma festividade pagã e ganhou conotação cristã por causa da influência da Igreja Católica, propagou-se pelo Brasil sendo trazida pelos portugueses durante a época da colonização. Esse período coincidiu com o ciclo de fartura na colheita do milho, o que o torna a base da maioria dos alimentos consumidos, principalmente em nossa culinária nordestina.
Ah, aqui, no Nordeste, onde essa festa é sem dúvidas a mais popular e é capaz de durar pelo menos 30 dias em certas localidades, tem seu ápice entre os dias 13 e 29 de junho, em meio às homenagens aos santos Antônio, João e Pedro. Época de igrejas ornamentadas, barraquinhas carregadas de doces deliciosos, moças esperançosas por encontrar um amor e santos cheios de trabalho para o ano todo, já que esses três estarão em contante evidência nesse mês.
São Pedro foi pescador e apóstolo de Jesus. Na crendice popular é conhecido como o "porteiro do céu".
São João era filho de Isabel, prima e amiga de Nossa Senhora, a quem com idade bastante avançada foi prometido um filho. Com o nascimento de João, o precurssor de Cristo, Isabel acendeu uma fogueira para avisar Maria.
Santo Antônio foi um português, de família rica, cujo verdadeiro nome era Fernando de Bulhões. Com a saúde sempre frágil tornou-se padre ainda cedo e chegou a conhecer São Francisco de Assis. Escreveu célebres sermões e foi um grande pregador da fé cristã. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos, sendo canonizado onze meses após seu falecimento.
É a este santo que se atribui a maior parte do misticismo das festas juninas. Foi em razão da realização de um de seus milagres que Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro. Duas moças de família humilde estavam na idade de casar, mas não tinham dinheiro para o dote. Apegaram-se ao santo na esperança de conseguir ajuda dos céus. Conta-se que o santo jogou dois sacos de moedas de ouro para que elas pudessem enfim arrumar um marido.
A partir daí, o povo, principalmente as moças solteiras, passou a conferir ao santo a função de proteção do casamento. Promessas, trezenas, simpatias... vale tudo para chamar a atenção de Santo Antônio a fim de que ele dê aquela forcinha amorosa. Tem simpatia para arrumar namorado, conquistar alguém, encontrar a alma gêmea, saber o nome do futuro marido, apressar o casamento, saber quanto tempo falta para o casório, para o amor voltar, para fazer as pazes com o seu amor... coitado do santo, haja trabalho, viu?! kkkkkkkkkkkk
E se não deu tempo de você fazer a sua simpatia e encontrar "O cara", não tem problema... deixa esse compromisso para o ano que vem e aproveita enquanto a fogueira 'tá' queimando para dançar um forrozinho, comer bastante e aproveitar tudo que há de bom que esta festa proporciona... vai que ele também chegou atrasado para o dia dos namorados e te encontra em meio as outras festas que seguem até recomeçar os festejos juninos de 2012.
Bom São João! Bjs!!!
fontes:
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/comidas-tipicas-festa-junina.htm
portalamazonia.globo.com
http://wagsantos.sites.uol.com.br/personalidades/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário