domingo, 24 de abril de 2011
Campanha da Fraternidade 2011 - Parte I
Domingo de Páscoa. Chegamos ao fim da Quaresma, da Semana Santa e da Campanha da Fraternidade 2011. Para quem não conhece a Campanha da Fraternidade (CF) é uma metodologia adotada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como intuito integrar a comunidade cristã com temas bastante atuais e discutidos em sociedade, baseada no pressuposto do VER-JULGAR-AGIR. Ficou dificíl??? Então vamos tomar como exemplo esse ano de 2011.
Este ano a CF propôs a comunidade que analisasse a situação do nosso meio ambiente. Assim, durante toda a Quaresma as Arquidioses, Dioceses, Paróquias e até as pequenas comunidades puderam VER através do material disponibilizado pela CF o que anda acontecendo com o planeta, o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, questões estas que trazem sérias ameaças para todas as formas de vida e devem ser motivo de preocupação para nações do mundo inteiro.
Pôde-se também JULGAR a relação existente entre o nosso modo de vida pecaminoso e as palavras Divinas deixadas nas Sagradas Escrituras, afinal, quem disse que as catástrofes naturais não são responsabilidade nossa? Ou melhor, irresponsabilidade nossa? Ao primeiro Homem e à primeira Mulher foram entregues a chave do Paraíso e a seus descendentes recaiu o cuidado com todas as criaturas, as aves nos céus, aos peixes no mar, enfim... a tudo mais que compõe nosso planeta, nossa casa. Todavia, esse cuidado anda um pouco esquecido. Com o passar dos séculos esse cuidado com o outro foi simplesmente sendo deixado de lado. Cada vez mais cultuamos a praticidade, a facilidade de se obter algo. Pena que nem sempre a praticidade vem aliada ao politicamente correto. Muitas vezes nosso comodismo não nos deixa ver o quanto estamos sendo egoístas e intencionalmente ignorantes.
Então, a partir dessa compreensão é chegada a hora de AGIR. Se vejo o mal que estou causando e tenho discernimento para compreender aquilo, agora só me resta consertar tudo o que fiz de errado até hoje e não desviar do caminho certo daqui pra frente.
Não é a toa que o Tema da CF "Fraternidade e vida no planeta" e o Lema "A criação geme em dores de parto" foram escolhidos. Diante de todas as reflexões previstas para esse período percebemos que a Terra está sofrendo tanto quanto uma mãe prestes a colocar um filho no mundo. Sua agonia e dor já não podem mais ficar guardadas em seu ventre, cabendo a nós fraternizarmos com sua situação e protegermos as formas de vida existentes. Essa sim será a melhor forma retribuir a confiança que Deus nos depositou.
Sinceramente, se tivesse de falar aqui pra vocês tudo o que aprendi lendo o manual da CF meu post seria maior do que já é... por isso vou optar por deixar esse assunto para ir comentando aos poucos e em outras postagens.
O que não deve deixar de ser dito é que a Campanha da Fraternidade não veio para solucionar de vez esse problema, nem nenhum dos outros aos quais já abordou, mas para alertar sobre ele. Podemos até não conseguir uma mudança significável no nosso modo de viver logo "de cara", no entanto, tenho certeza que aos poucos cada um vai se dando conta da necessidade de contribuir para essa melhoria do nosso lar. Vamos fazer a nossa parte para mudar um futuro tão iminente que antes mesmo de terminar essa frase já será passado.
Fonte:
http://www.cnbb.org.br/site/
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Campanha da Fraternidade 2011: Manual. Brasília, Edições CNBB. 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário